Network-se!

O ser humano é sociável por natureza, sempre em busca de relações interpessoais. Nesse sentido, o networking representa a rede de contatos pessoais e profissionais que estabelecemos ao longo da vida, buscando interesses complementares ou recíprocos.

Sob essa ótica, é importante conhecer as pessoas certas, mais em qualidade do que em quantidade. Essa atitude permite que possamos buscar ajuda e inspiração nas outras pessoas, ao mesmo tempo em que oferecemos nossa mão amiga e nossas competências.


Para que essa dinâmica das conexões seja operacionalizada, entretanto, é mister observar algumas premissas fundamentais. Dentre essas, a primeira que nos chama a atenção é: sejamos autênticos! É preciso que aprendamos a construir amizades e a influenciar as pessoas com naturalidade, sem bajulações, sem artificialidades e, sobretudo, sem sermos interesseiros. A rede deve ser formada com o coração repleto de sinceridade, com transparência de motivos, antes mesmo de ser usada. Agindo dessa forma, estaremos garantindo seu uso eficaz no momento adequado.


Outro pressuposto básico é não forçar a barra. Lembremo-nos de que estamos falando de rede. Sendo assim, busquemos os outros pontos da malha, os nossos conhecidos, que podem nos apresentar e nos conectar a quem desejamos conhecer.


Tenhamos sempre um cartão em mãos para essas ocasiões e, mais do que isso, demonstremos nossa mais espontânea energia vital, fisiológica e psicológica, acompanhada de serenidade e proatividade. Perguntemos e teremos as respostas!


Estabeleçamos empatia, sem promover julgamentos, cuidando da linguagem, tanto do corpo quanto da fala, afinal de contas, quem aspira a "dirigir o leme dos negócios", ou a dominar sua vida pessoal, deve dar mais importância à personalidade e à habilidade no falar do que ao conhecimento dos verbos latinos ou a diplomas de cursos superiores, embora estes também sejam bons qualificadores.


Por fim, não podemos nos esquecer do follow-up, do acompanhamento e manutenção sincera desse valioso entrelaçamento de potenciais humanos. Mantenhamos a egrégora ativa, energizada: expressemos gratidão e reconhecimento às pessoas por suas amizades, seja enviando-lhes e-mail ou mensagens nas redes sociais, seja promovendo encontros presenciais.


O céu é uma rede, e as estrelas, espécies de nós de malhas invisíveis. Façamos brilhar nossa luz interior. Não há como fugir ao universo e à ação de suas leis. Estaremos conectados. Assim como em cima, é embaixo. "Network-se" agora mesmo!

Ândrei Clauhs - FRC - 32°

Master Coach - Vice-Presidente do Grupo Coach

www.andreiclauhs.com.br



#andrei

Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Pesquisa por Tags
Nenhum tag.
Siga-nos
  • Facebook Basic Square
sessoes de coaching, palestra, workshop, coach

Grupo Coach

CNPJ: 23.314.991/0001-82

Tel.: RJ (21) 3005-0041 | (21) 99768-5305

SC (47) 3306-6138  
contato@grupocoach.com.br

  • Facebook Social Icon