Liderança em Alta Performance

Liderar é a arte e a ciência de motivar as pessoas, de modo a estimular equipes a trabalharem em alta performance, ou seja, conquistando metas, transcendendo resultados com qualidade, trabalhando felizes e com prazer, num ambiente de satisfação, em que se concretizam sonhos pessoais e profissionais.



Sob esse prisma, é missão do líder inspirar e instruir as pessoas, guiando-as, para melhorar suas vidas e atingir seus objetivos particulares e de trabalho. Ou seja, seu escopo principal deve ser o de formar novos líderes, numa cadeia sucessória e complementar, como fazem os gansos.


Para que tal intento possa se concretizar, faz-se necessário atuar também em alta performance. O líder deve expressar vigor fisiológico, presença, pensamentos claros, palavras precisas, sorriso sincero (nas ocasiões oportunas) e, principalmente, motivos para ser confiável e admirado.


No que tange a esse último aspecto, convém lembrar que admiramos as pessoas pela contribuição que trazem e pelo exemplo que representam. Assim, líder, Seja você mesmo, uma pessoa de caráter, íntegra; Saiba realizar suas tarefas com competência, e Faça acontecer, realize! Ao mesmo tempo, preocupe-se com seus liderados, cuide de seu grupo, como os gansos que voam em conjunto.


Alguns lembretes úteis: elogie em público, mas chame a atenção reservadamente; reconheça seus próprios erros; expresse e promova gratidão!


Uma boa medida para influenciar, incentivar e motivar, ao mesmo tempo em que contribui para a formação de novos líderes, é atuar como agente de mudança de comportamentos.


Para isso, nada melhor do que recordar a prática Socrática de fazer perguntas. Aja como um leader coach, alguém que faz indagações ao invés de dar ordens. Extraia, assim, do íntimo de seus liderados, todos os recursos necessários para o crescimento solidário da equipe.


Pergunte a seu liderado: "O que você quer?" "O que te desafia?" "O que mais você pode fazer?" Finalmente: "E o que mais?".


Enfim, liderar, como a imitar os gansos, é ter a visão de onde se quer chegar, compartilhá-la com a equipe, traçar o rumo, estimular e conduzir cada liderado, preparando-o para assumir novos desafios e, acima de tudo, ter humildade para saber que, em determinadas situações, seremos também liderados, quem sabe, ajudados por outros gansos de nossa equipe!

Ândrei Clauhs - FRC - 32°

Master Coach - Vice-Presidente do Grupo Coach

www.andreiclauhs.com.br

#andrei

Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Pesquisa por Tags
Nenhum tag.
Siga-nos
  • Facebook Basic Square
sessoes de coaching, palestra, workshop, coach

Grupo Coach

CNPJ: 23.314.991/0001-82

Tel.: RJ (21) 3005-0041 | (21) 99768-5305

SC (47) 3306-6138  
contato@grupocoach.com.br

  • Facebook Social Icon