- É o curso que representa a porta de entrada do universo do coaching, provendo ao Coach Profissional conteúdos, técnicas e ferramentas para o desempenho em alta performance da profissão.
- Não exige pré-requisito, mas o desenvolvimento de habilidades latentes.
- Possui carga horária de 125 horas, assim distribuídas: 80 horas presenciais, em 2 módulos, separados de cerca de 1 mês, com funcionamento de quinta-feira a domingo, de 9h às 19h; e 45 horas de educação continuada.
- Tem como público-alvo: administradores, empresários, executivos, diretores, profissionais de RH, líderes de equipes, militares, religiosos, psicólogos e afins, terapeutas, profissionais da área de saúde, educadores, treinadores esportivos, escritores, palestrantes, enfim, a todas as pessoas que desejam fazer a diferença na vida de outros, promovendo crescimento pessoal e profissional.
- Desenvolver as competências de um Coach profissional;
- Dominar e aplicar as técnicas e ferramentas de coaching;
- Aplicar a metodologia relativa ao processo de coaching;
- Permitir ao aluno passar ele mesmo por um processo de coaching;
- Despertar a autoconsciência e promover o autoconhecimento;
- Compreender a ética da profissão;
- Vivenciar um processo transformacional por meio do coaching;
- Aplicar o autocoaching;
- Vencer limitações pessoais, crenças limitantes e obstáculos;
- Conhecer variados tipos e modelos de coaching aplicáveis aos coachees;
- Pensar, sentir, escutar, falar e agir como Coach Profissional;
- Aplicar o Modelo Socrático de perguntas poderosas.
- Atuação como Coach Profissional, individualmente ou integrando empresas de coachig;
- Apresentações e palestras motivacionais;
- Aprimoramento de comportamentos e competências;
- Empoderamento e encorajamento para abertura de novos negócios, escolha ou transição de carreiras;
- Melhoria das relações interpessoais;
- Desenvolvimento de uma vida mais feliz, com prosperidade, propósito, visão, missão e valores;
- Potencialização de habilidades e de recursos internos dos clientes;
- Superação de crises;
- Planejamento e execução de metas e projetos pessoais e profissionais.
- Outras mais, haja vista a variada gama de possibilidades que se abrem ao universo do coaching.
Parte I - Parte Introdutória
Parte II
A Maiêutica Socrática
História do Coaching
Definição e Conceitos de Coaching, fundamentos e benefícios
Tipos de Coaching
Código de Ética
Parte III
O Processo de Coaching
A "normatização" do Processo
As sessões de Coaching
O CHA do Coach - Crenças, Habilidades Estratégicas e Atitudes
Parte IV
Competências e Características do Coach
Audição atenta do Coach
Audição estruturada do Coach
Construção de rapport e confiança
Parte V
Perguntas Transformadoras e a desconstrução do modelo mental
Os níveis neurológicos e a escala de perguntas
O foco na solução, não no problema
O Modelo do Crescimento - GROW
Organização do Diálogo para o Coaching
A formulação de metas SMART
Avaliação do Estado Atual com Áreas da Vida
Roda da Vida
Roda das Competências
Roda dos Negócios
Roda de Membros de Equipes
Roda em Branco
Matriz PG (Perdas e Ganhos)
Formulário VAMP
Análise SWOT
Matriz GM (Gestão da Mudança)
Planejamento Estratégico de Produtividade (PEP)
Necessidades Humanas Essenciais
Valores
Feedback 360º Informal
Alavancagem
Enquadramento de Crenças
Ciclo PDCA
5W2H
Parte VI
Revisão e Manutenção Ecológicas
A Pasta de Ferramentas
Script de uma Sessão de Coaching
Formulário para Registro de Sessões
Modelo de Contrato
Formulário de Sondagem Inicial
Feedback Mensal do Processo de Coaching
Avaliação Final de Coaching
Parte VII
Coaching com foco em Liderança
Contribuições da Neurociência e da Neuroeducação
Pensamento Sistêmico
Pensamento Crítico
O Modelo Matrix
O Coaching Transformacional - Teoria U
Coaching Ontológico, Coativo, baseado em projetos
Introdução ao Marketing Digital
DISC
MBTI
Como Escolher um Coach
Coaching com foco em Vendas
Parte VIII - Parte Conclusiva